Aumente suas chances de contratação com 6 dicas incríveis!

contratação

Você já se perguntou: Por que não fui eu o selecionado para essa vaga? ou então o que fiz de errado durante a entrevista? Se você respondeu sim para uma ou ambas as perguntas esse post é para você. Agora você terá acesso a 6 dicas rápidas e científicas de como aumentar as suas chances de contratação utilizando a metodologia de persuadir as pessoas.

O livro as armas da persuasão de Robert B. Cialdini decifra como usar essa potente ferramenta a nosso favor para não ser enganado pelos gênios do marketing, porém podemos utilizar os gatilhos mentais em qualquer área da sua vida, inclusive para aumentar as suas chances de dar bem durante um processo seletivo.

Dessa maneira eu selecionei 6 dicas para que você possa brilhar em sua próxima entrevista utilizando os princípios dos gatilhos mentais.

São elas:

1- Seja gentil– a gentileza ativa o gatilho mental de reciprocidade, o que faz com a pessoa queria retribuir o favor recebido, então no momento da entrevista ofereça um copo de água, ou algo do gênero, mas lembre-se isso deve ser feito de maneira genuína ou então terá o efeito rebote. ( quando o feitiço vira contra o feiticeiro)

2- Chegue cedo – não pode haver nada mais importante naquele dia para você do que estar naquela entrevista, portanto não se atrase, se comprometa a chegar cedo e mostre para o entrevistador a sua vontade de estar ali. Seja coerente faça o entrevistador perceber que suas palavras correspondem as suas ações agindo assim você aciona o gatilho mental do comprometimento e coerência.

3- Mostre no seu currículo as empresas anteriores anteriores e se possível solicite uma carta de recomendação – destacando as suas qualidades por outra empresas em qual você passou podemos acionar o gatilho da aprovação social que será um forte diferencial nesse momento.

4- Vista-se adequadamente – tente saber tudo sobre a empresa e as pessoas que farão parte do seu processo, para se vestir da maneira apropriada para que eles possam se identificar com você, o gatilho da afeição é o mais poderoso em um processo seletivo, você não vai querer desperdiça-lo por não estar vestido adequadamente. Outro ponto importante é o sorriso, sorria sempre, sinta-se confortável com o lugar, seja uma personalidade agradável, mas sem forçar a barra, seja o mais natural possível, e lebre-se: primeiro as pessoas compram você para depois comprarem o seu serviço.

5- Demonstre conhecimento técnico – afinal o que toda empresa precisa é que você solucione um problema que ela tem, então mostre a ela que você é simplesmente a melhor pessoa para isso. Estude os conceitos necessários para a vaga, de preferencia faça simulados anteriores, afinal autoridade só se ganha através de conhecimento.

6- Seja único – com certeza existe alguma coisa em que você é realmente muito bom, encontre o seu talento e o explore, dessa maneira terão a certeza que estão contratando a pessoa certa para a vaga certa. O gatilho da escassez também pode ser um  bom aliado nessas horas.

Para concluir muitas vezes durante um processo de entrevista devemos nos preocupar com o que o outro quer ouvir e ele sempre quer ouvir o que ele ganha em contratar você! Então utilize as armas da persuasão e

Boa Sorte!

Referências:

Cialdini, Robert B.; As armas da Persuasão – Rio de Janeiro, Sextante, 2016.

Voltar ao site

2 pensamentos em “Aumente suas chances de contratação com 6 dicas incríveis!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *