Como fazer para aumentar a sua produtividade?

CopoC

Ao analisarmos essa imagem fazermos sempre a mesma pergunta: Você vê o copo meio cheio ou meio vazio? Por que durante uma entrevista a empresa quer saber sobre a sua visão do copo? A resposta parece óbvia apenas para saber se você é uma pessoa otimista ou pessimista, entretanto podemos fazer uma analogia muito maior em relação a imagem e no meu ponto de visto, isso sim faz toda a diferença, porque reflete o nosso jeito de pensar e agir impactando automaticamente na produtividade.

Então vamos para realizarmos essa análise mais profunda, pense em qual dessas frases faz mais sentido para você:

O país está passando por uma terrível crise política-econômica e vamos demorar anos para retomar o crescimento necessário para melhorar a vida da população.

ou

O país está passando por um período de grandes transformações e oportunidades e pessoas que estiverem melhor preparadas poderão se aproveitar desse momento.

Se você optou pela frase número 1 não adianta, durante a entrevista falar que você vê o copo meio cheio por ser uma pergunta manjada e essa ser a resposta que você imagina que o examinador quer ouvir, pois no dia – a – dia  sua maneira de agir irá refletir exatamente o contrário colocando em risco o seu emprego novo. Logo o primeiro para aumentar a sua produtividade é mudar o seu jeito de pensar, porque é o seu pensamento quem determina a sua ação.

Dito isso!

Vamos agora apresentar 5 dicas práticas para aumentar a sua produtividade ainda hoje:

1- Realize uma coisa de cada vez: Seja multifocal porém mono tarefa, você pode pensar que ser multitarefa aumenta a sua produtividade o que acontece é exatamente o inverso, porque mesmo a mulher só consegue realizar uma coisa bem feita por vez, portanto só inicia outra atividade quando a anterior estiver pronta.

2- Trabalhe pelo método Pomodoro: desenvolvido no final dos anos 80 por Francesco Cirilo essa metodologia se tornou muito popular por determinar blocos de atividade em determinado período de tempo, como o ser humano não consegue ficar muito tempo realizando uma mesma atividade a sua produção tente a cair ao longo do dia, realizando pequenas pausas 3-5min, por blocos de 45 – 50 min. é o suficientes para seu cérebro se reconetar a atividade.

3- Determine horário para visualizar e-mail: assim o seu tempo não é interrompido para atender a demanda de outras pessoas, e pode acreditar quando é realmente urgente o veículo de comunicação mais rápido ainda é a verbal.

4- Programe horários para as redes sociais: utilize as redes sociais apenas nos períodos de pausa como forma de recompensa pela concentração e trabalho realizado afinal é você quem faz a sua agenda não terceirize essa função.

5- Tome Nota: durante a realização de uma atividade, anote de maneira rápida o que precisa ser feito em outra atividade, assim você toma nota do que ser feito sem comprometer o que realmente está desenvolvendo naquele momento.

Portanto se é em tempo de crise que temos ainda mais oportunidades e desafios para crescimento, desenvolvimento e alavancagem da nossa vida profissional, devemos ser  peça chave dentro das organizações e aumentar a nossa produtividade ajuda bastante nesse processo.

Gostou? Comente e compartilhe com seus amigos.

Abraço

Equipe PVagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *